26 de jan. de 2010

Formação Continuada de Professores do Ensino Médio Inovador – RJ 2010

        A diretora Fátima Simões, a técnica Laianny Silva e os professores Graça Oliveira, Joseane Figueiredo, Lene Neiva e Valmir Costa, estão participando, como representantes da Escola Eunice Weaver, do Projeto Ensino Médio Inovador que visa propiciar a formação continuada de gestores, professores e demais profissionais de educação das escolas públicas estaduais, por meio de um processo reflexivo sobre as práticas pedagógicas docentes. Estes serão capacitados para o novo planejamento e o desenvolvimento das atividades curriculares objetivando a implementação de um novo currículo para o ensino médio, de forma que este estabeleça a interdisciplinaridade e a contextualização entre as diversas áreas do conhecimento.


         A capacitação está acontecendo nos dias 25 a 30 de janeiro, na Escola SESC de Ensino Médio no Rio de Janeiro, instituição esta que já possui uma prática pedagógica inovadora onde utiliza métodos interativos de aprendizagem, como a contextualização e a interdisciplinaridade - integrando os conteúdos curriculares e temas transversais em projetos e pesquisas. Esses conceitos vão ao encontro das propostas do MEC para o Ensino Médio Inovador e, por isso as duas Instituições firmaram um acordo para a realização deste Seminário.

           O encontro tem como objetivo oferecer atividades que favoreçam aos educadores: identificar, na sua realidade, o que dificulta e o que favorece a realização de um trabalho intedisciplinar e contextualizado; tomar contato com contribuições teóricas e experiências concretas que ajudem a superar as dificuldades e a reforçar os acertos; estabelecendo assim,  metas e planos concretos de ação para suas práticas docentes.


Texto: Graça Oliveira

HISTÓRICO DA ESCOLA

O nome de nossa Escola advém do Educandário Eunice Weaver que desenvolvia um trabalho com os filhos de Hansenianos , onde a princípio a escola fora preparada para os mesmos, no qual foi cedido um pavilhão denominado Gurjão (1ª moradia dos filhos de rancenianos) que eram examinados e só passavam para as demais dependências quando fosse diagnosticado que não tinham contraído a doença.
Com o passar do tempo foi expandido para toda a Comunidade com a construção de mais salas de aulas, onde contamos com a figura relevante e marcante da Irmã Zenóbia Pinto Quezado.
Devido a este início não se pensou até hoje em trocar o seu nome. No antigo Gurjão funciona hoje as dependências administrativas.
A senhora Eunice Sousa Gabi Weaver foi a fundadora da Sociedade Eunice Weaver no Pará, Socióloga e Jornalista, Presidente durante 35 anos da Federação da defesa contra a Lepra.
A Escola foi fundada em 26/03/1961. Tem como atual diretora a Professora Maria de Fátima Simões da Silva, atendemos a uma clientela de 2654 alunos distribuídos em 3 turnos, atuando com ensino fundamental, ensino de jovens e adultos e ensino Médio.
Nossa Escola objetiva um ensino de qualidade assegurando a formação comum indispensável para o exercício da cidadania , fornecendo meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.