24 de dez. de 2011

Um espaço democrático


Cine Clube Eunice Weaver: Um convite a sua imaginação.







Foi “inaugurado’’ em nossa escola, por ocasião do Festival de Arte-2010, um lugar especialmente mágico, onde as cores falam..., os movimentos dizem... e os sons revelam o inominável.

Você gostaria de nos ajudar a desvendar o que os símbolos imagísticos nos têm a segredar? Então venha nos fazer companhia nesse encontro “às escuras’’ com o mistério e com a poesia cinematográfica. E juntos descortinaremos os enigmas dessa terra encantada, onde todos os seres vivos coexistem irmanamente no mesmo espaço. E ela – a fantasia, conduzida pela “palavra”, tem o poder de nos levar a aventuras inimagináveis, e até mesmo de mover montanhas de seus lugares.

Se você se considera uma pessoa comum, nós o convidamos a aceitar o papel de ‘‘herói’’, nesse espaço, mas caso já seja um, venha para nosso mundo, pois nele cabem os ‘‘universos paralelos de Einstein’’, os gregos e os troianos, e Pégaso nos leva da Atlântida à megalópole Nova Iorque num piscar de ‘‘película’’.

Mas por favor, não se esqueça de vir desacompanhado de preconceito ao dirigir-se ao nosso Cine Clube, pois nele só entram pessoas democráticas e dispostas a compartilhar conhecimento por meio de muita aventura e debates ‘‘pra lá de pai d'éguas’’.

Esperamos por você a fim de nos ajudar a decifrar um dos maiores mistérios da vida: A mente humana.

Venha e converse conosco, vamos juntos descobrir o porquê da inscrição: ‘‘Decifra-me ou te devoro’’.



Por: Maria das Graças Silva de Oliveira.

Naquela “Noite”


[Foto da internet]


A você que, este ano, me ajudou a “crescer” como ser humano, me cobrindo com seu lençol numa “noite fria” em que eu precisei de uma irmã atenta e zelosa para me cuidar... Receba o meu apreço e meu muito obrigado! Esse seu gesto ficará gravado na memória do meu coração, você lembra?
A você, que me apoiou no momento em que eu disse NÃO, e me segredou ao coração: “Diga SIM, eu estou aqui. Pode contar comigo”. Meu coração acreditou em sua promessa, e a “Noite” se fez bela e realmente “acolhedora”. Espero contar com seu apoio indispensável por muitos e muitos natais, minha doce e encantadora amiga de todas as horas!
A você que apesar de estar “todo enrolado” com seu trabalho, veio nos trazer sua força física e emocional. Receba nosso muito “obrigado”, e gostaria que soubesse que não importa se “aquela árvore” acabou murchando, pois a “árvore da amizade” que você plantou em nossos corações sempre estará viva, enquanto estiver viva a sua boa vontade em ajudar os amigos.
A você que me fez COMPANHIA E ILUMINOU com sua brancura de pele e de alma “Aquela Noite”. Receba meus votos de Feliz Natal!
A você que me concedeu um “lugarzinho” no seu colchonete e, principalmente, no seu coração, meu sincero agradecimento, e saiba que a camisa de Papai Noel, que você tão gentilmente me ofertou, já foi “cantar” em outro coro, numa outra escola. Beijos! E que Deus reserve à sua vida muitos e muitos buquês (e cartões) falando de mistério e sedução.
A você, “Pequena Notável”, que sempre consegue “derramar” beleza e alegria por onde passa com seus “modelitos de menina”, desejo que os “Meninos” de sua vida ouçam a canção maravilhosa que emana de sua grande e riquíssima alma.
A vocês, meninas travessas e mulheres sonhadoras, parabéns pela riqueza de espírito e criatividade ímpar. Parabéns, também, pela coragem e determinação em atingir seus objetivos. Vocês formam uma afinada e harmoniosa orquestra – capaz de “tocar” e “sensibilizar” até mesmo os “corações de pedra”.
A você, meu Amigo Intransitável, um vivificante Natal! Que sua família sempre possa contar com seus cuidados e atenção! Você tem espírito cortês de um verdadeiro cavalheiro. Agradeço sua preocupação em nome de nossas colegas. Você às vezes é muito FOFINHO!
A vocês, nossa solicita Equipe de Apoio, um abençoado Natal, e saibam que vocês são nossas “mãos” no “atelier gustativo da vida”. Aceitem nossas “mãos em concha” repletas de agradecimento pelo Grande Apoio em 2011.
Finalmente, a vocês, JOVENS sensíveis de corações solidários – Nosso uníssono obrigado por “pintarem” – com seus coloridos anos – “Aquela Noite” numa “tela” de magia atemporal.
Até a próxima viagem, Meu Filho-Noel. Você se superou no altruísmo, por isso você é um Menino de Ouro.
Feliz Natal e um Ano Novo realmente renovador a todos que fazem parte da Família Eunice Weaver!


Por: Maria das Graças Silva de Oliveira

22 de nov. de 2011

FEIRA DE CIÊNCIAS 2011



No dia 18 de Novembro de 2011, foi realizada a I - Feira de Ciências, pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Eunice Weaver”. Os temas abordados pelos grupos enfocaram o Meio Ambiente, a Saúde, os Sistemas Humanos , a Sociedade e suas Tecnologias.
Na feira, os grupos procuraram explanar de forma dinâmica os principais problemas relacionados ao tema “saúde e sociedade”, que hoje, como sabemos, corre o risco devido aos danos e uso irregular pelos seres humanos dos recursos naturais. Além das explicações, houve demonstrações de maquetes, cartazes e outros meios de apresentação visual e doação de lembranças ou mensagens sensibilizadoras no tocante ao uso sustentável de nossos recursos naturais, que ajudaram numa melhor compreensão, tanto dos demais alunos da escola quanto dos professores e equipe avaliadora.
Os grupos participantes da Feira objetivaram mostrar o quanto o problema da exploração desordenada afetará as nossas vidas. Afinal, se o meio em que vivemos afetado, é óbvio que todos, desde uma minhoca até os demais ecossistemas sofrerão. Buscaram falar o conceito, efeitos e conseqüências e formas de solução, inclusive as mais simples que podemos aderir no nosso modo de vida, “Cada um fazendo um pouco, haverá um grande resultado (...)”. Sua principal mensagem foi a preservação da VIDA.
A Feira de Ciências teve suma importância, não só para os alunos que participaram, mas também para os demais que foram prestigiar e avaliá-la, pois foi uma forma de abrir a mente dos jovens para a observância entre teoria e prática . E aqui fica a certeza da importância das atividades de laboratório, demonstrativas e investigativas, que são de extrema importância para chamar a atenção dos alunos no aprendizado de ciências. O que causou a curiosidade natural de alguns deles, levando a observar fenômenos e inferir sobre possíveis causas destes, de forma espontânea.
A participação de todos no processo e pesquisa dos estudantes é determinante para o sucesso e satisfação destes, já que eles vem na exposição de seus trabalhos, o clímax do processo científico. Os alunos do colégio aprendem mais do que simplesmente estudar teorias; aprenderem também a construir conhecimentos, descobrir o mundo, e fortalecer seus sonhos.
Desta forma, a referida Feira promoveu um maior contato dos estudantes com os diversos modos de como iniciar uma pesquisa e incentivar esses alunos à iniciação cientifica e por conseguinte descobrir os fenômenos e o porquê de seus eventos.
Por: Valmir Costa / Dulce Mendes
 

15 de out. de 2011

MIL E UMA MANEIRAS DE DIZER: PARABÉNS, PROFESSORES!

Para todos vocês que fazem greve, mas que não param de se preocupar com o ENEM, com o CALENDÁRIO LETIVO, com o que os estudantes estarão fazendo sem a ocupação dos estudos em sala de aula;
   Para vocês que vão à Lua para mostrar que a vida é aqui e agora – na Terra;
   Para vocês que vêm "dar" aula com dor de cabeça, com tontura, com dor nos braços, na garganta...;
   Você que vem com aquele visual encantador de menina (com lacinhos e flores como acessórios);
   Você que chega com seu pequenino e delicado pezinho machucado;
   Você que após as aulas tradicionais (em sala de aula), transforma esse mesmo espaço em “território da dança”, do lúdico, do sensualismo corporal;
   Sintam-se abraçados em pensamento, pois hoje o dia é seu, é meu, é nosso, professores – Mestres da Luz e da Paciência!
   Parabéns pelo dia de hoje, parabéns a alguns pelo domínio do discurso oral e pelo aconchegante “Bom dia” de todos os dias;
   Parabéns pela paciência por ter que dar mil e uma explicações sobre algo que “cai na prova”;
   Parabéns a você por dizer, jurar que não fará “recuperação” a alunos que não estudam “nem pra passar”, mas que são sempre os primeiros a fazerem de suas culminâncias eternas reavaliações;
   Parabéns a você que repete todos os dias que não acredita mais nessa juventude, mas que não para de “bolar” mil e uma formas de melhorar as notas “desses alunos”;
   Parabéns a você que diz aos quatro ventos que a vida de professor é um “sacrifício diário”, porém nem pensa em trocar de profissão;
   Parabéns a você que ainda consegue “encantar” e “motivar” seus alunos por meio dos “arrepios” diários ao ministrar um determinado assunto e observar: “Poxa! parece que hoje eles entenderam o que eu expliquei graças a DEUS”.



Mensagem a você professor e amigo de todos os dias! 



Por: Profª Maria das Graças Silva de Oliveira.

6 de ago. de 2011

PROFESSORES (AS)

 O  NTE em agosto esta oferecendo os CURSOS:
1- "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO :ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC" - com carga horária de 100 horas com turmas:

a) NOITE: 18 às 21h30m- Com início para o dia 09/08/2011 às terças-feiras,
b) TARDE: 14 às 18 horas - Com início para o dia 08/08/2011 às segundas -feiras,
c) MANHÃ: 8 às 12 horas - Com início para o dia 10/08/2011 às quarta-feiras.
O curso é semi presencial, ( um encontro semanal )  com o objetivo de estimular de modo criativo a Tecnologia da informação e comunicação, ao trabalho do professor, discutindo concepções, metodologias e novas estratégias de ensino.
                   
2- " INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL"
Com carga horária de 40 horas com :
a) Turmas iniciando a partir do dia 22 de agosto, durante a manhã ( 8 às 12 horas ), tarde ( 14 às 18 horas ) e noite (18 às 21h30m) , às segundas e quartas -feiras, ou às terças e quintas- feiras.

Este curso visa oferecer a introdução DIGITAL, a professores e técnicos em EDUCAÇÃO.  É presencial, com oferta duas vezes por semana, incluindo: Editor de textos, de apresentação e planilha eletrônica , via os principais aplicativos do pacote BROffice com inclusão da internet. O sistema operacional é Linux. ( Boto
Set Cabano ) .

31 de jul. de 2011

Turma vencedora do concurso do bolo de 50 anos da escola.

Agradecemos a todas as turmas que participaram do concurso do bolo de 50 anos da escola e em especial a turma 504 que foi a vencedora. Parabéns!

                                                 
                                    Professoras Iraci, Salete e Márcia

27 de mai. de 2011

AVISO IMPORTANTE!


OI GALERA EUNICIANA, INFORMAMOS QUE NO DIA 23/05/ TERÁ INÍCIO AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2011 VIA ON LINE.


PARTICIPANTES APTOS AS INSCRIÇÕES NO ENEM SÃO:
1- ALUNOS QUE ESTÃO CURSANDO O ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO;
2- PESSOAS QUE CONCLUIRAM O ENSINO MÉDIO;
3- PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE INICIARAM SEUS ESTUDOS OU NÃO PODEM SE INSCREVER DEVENDO SOLICITAR A CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
  • AS INSCRIÇÕES VÃO ATÉ O DIA 10/06/2011.
  • O VALOR DA TAXA R$35,00 (TRINTA E CINCO REAIS).

9 de jan. de 2011

Mídias parte III : motivação

A motivação - força motriz do processo humano, tanto espiritual quanto tecnológico – é o motor propulsor que delicadamente faz com que uma brisa, teimosamente, seja capaz de elevar uma simples folha ao ar, ou fazer com que o perfume de uma exuberante rosa seja aspirado a quilômetros de distância de seu foco de origem, ou ainda, a partir da mesma, vendavais de emoções, que nervosamente regurgitam e ruminam ideias que sorrateiramente vem pousar no hipocampo dos emotivos seres humanos.

Existia no cerne criativo um “querer” que precisava ser motivado, era como se fosse uma pérola escondida e esquecida numa concha hermeticamente fechada que precisava ser encontrada e libertada daquela prisão silenciosa e alienante denominada de aulas tradicionais (sempre).

Numa certa e ofuscante manhã de um dia sem igual, eis que uma VOZ (convite para inscrição no Curso de Mídias 3ª edição) invoca outras VOZES (ideias interiores adormecidas em mim) que precisavam ser ouvidas. Daí em diante o VERBO metamorfoseou-se em projetos, projetos que permitiram aos alunos viagens inesquecíveis da Idade Média à Modernidade, da poesia palaciana à poesia das ruas, da Profissão A à Z, entre tantas outras viagens que ficarão na memória histórica de cada aluno.

Tais viagens só foram permitidas via projetos motivados pelo curso de Mídias 3ª edição, promovido pela integração dos órgãos SEDUC, UFPA e NTE do qual participei, e foi a partir deste que a motivação aflorou: comecei a trabalhar com projetos isolados ou integrados a outras áreas do conhecimento, mas sempre eles – os projetos – a despertar e dinamizar minhas aulas, já tão diferentes das de outrora.

Assim, a confiança e o domínio técnico me foram concedidos pelas atividades motivadoras, por meio de pesquisas e cooperação nos fóruns no período da realização do referido curso – feito a distância. Dessa forma, compreendi que as borboletas tão encantadoras, quando desconectadas de seus estados larvais, precisaram de todos os estágios anteriores (pupa-lagarta-hibernação-...) em suas experiências de casulo, em sua maturação biológica para a multiplicidade natural da vida, que pacientemente as aguardava. Como as borboletas nós, seres humanos, também precisamos nos transformar a fim de nos adaptarmos ao grande e dinâmico processo cósmico, e a ele ser útil não como “parte imutável do todo”, mas como centelhas, fagulhas responsáveis pela dinâmica da vigorosa e vibrante MENTE CRIADORA e MANTENEDORA DA VIDA.

A todos que participaram da elaboração do Curso de Mídias 3ª edição meu muito obrigado não um obrigado quimicamente volátil, nem um do tipo “carpe diem”, mas um agradecimento pelas “marcas” perpétuas impingidas em minha alma de eterna aprendiz. Um agradecimento especial à tutora Joseane de Oliveira Figueiredo pela paciente e dinâmica orientação durante todo o processo de feitura das atividades, pois a mesma foi incansável quando requisitada em seu domínio técnico e humano.





Por: Maria das Graças Silva de Oliveira.

HISTÓRICO DA ESCOLA

O nome de nossa Escola advém do Educandário Eunice Weaver que desenvolvia um trabalho com os filhos de Hansenianos , onde a princípio a escola fora preparada para os mesmos, no qual foi cedido um pavilhão denominado Gurjão (1ª moradia dos filhos de rancenianos) que eram examinados e só passavam para as demais dependências quando fosse diagnosticado que não tinham contraído a doença.
Com o passar do tempo foi expandido para toda a Comunidade com a construção de mais salas de aulas, onde contamos com a figura relevante e marcante da Irmã Zenóbia Pinto Quezado.
Devido a este início não se pensou até hoje em trocar o seu nome. No antigo Gurjão funciona hoje as dependências administrativas.
A senhora Eunice Sousa Gabi Weaver foi a fundadora da Sociedade Eunice Weaver no Pará, Socióloga e Jornalista, Presidente durante 35 anos da Federação da defesa contra a Lepra.
A Escola foi fundada em 26/03/1961. Tem como atual diretora a Professora Maria de Fátima Simões da Silva, atendemos a uma clientela de 2654 alunos distribuídos em 3 turnos, atuando com ensino fundamental, ensino de jovens e adultos e ensino Médio.
Nossa Escola objetiva um ensino de qualidade assegurando a formação comum indispensável para o exercício da cidadania , fornecendo meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.