23 de set. de 2009

Multirão da Cidadania na Minha Escola



           No dia 18 deste mês a Escola Estadual Eunice Weaver cedeu espaço para a realização do Mutirão da Cidadania que iniciou às 08h30min e contou com a presença de cerca de 2.000 pessoas, moradores da Pratinha 1 e 2 e dos bairros do Tapanã e Paracuri. O Mutirão contou com a presença de 37 órgãos que prestaram serviços à comunidade, tais como: corte de cabelo, regularização fundiária, orientação jurídica, atendimento odontológico, clínico e ginecológico, emissão de CTPS e carteira de identidade e outros.
           O HEMOPA realizou uma palestra sobre a importância da doação de sangue. A equipe da SEDES (secretaria do Estado de desenvolvimento social) também realizou palestra tendo como temas os abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes e a violência contra a mulher, temas que fazem parte da triste realidade do país
            O evento contou com a presença da Governadora do Estado Ana Júlia Carepa, o chefe da Casa Civil Cláudio Puty, o deputado estadual Cássio Andrade e outras autoridades. De acordo com o chefe da Casa Civil a ação tem como objetivo fomentar a cidadania, ele explicou que “ esse mutirão é a oportunidade de cadastrar famílias para fins de regularização fundiária e garantir acesso a serviços que atendam as necessidades básicas das famílias mais pobres.”
             A governadora do estado falou da importância de levar serviços públicos aos moradores da Pratinha, os quais estiveram esquecidos pelo governo durante muitos anos.
              A diretora da escola Profª. Fátima Simões declarou: “essa ação vem reforçar o compromisso da escola com a comunidade e traz um grande benefício para a escola e para nossa comunidade”.
               O Mutirão atendeu as expectativas da maioria das pessoas, que participaram do evento e veio em uma boa hora, os serviços mais procurados foram: doação de óculos, atendimento odontológico, emissão de documentos.

Texto produzido por: Turmas 801 e 802 do 3º turno

Nenhum comentário:

HISTÓRICO DA ESCOLA

O nome de nossa Escola advém do Educandário Eunice Weaver que desenvolvia um trabalho com os filhos de Hansenianos , onde a princípio a escola fora preparada para os mesmos, no qual foi cedido um pavilhão denominado Gurjão (1ª moradia dos filhos de rancenianos) que eram examinados e só passavam para as demais dependências quando fosse diagnosticado que não tinham contraído a doença.
Com o passar do tempo foi expandido para toda a Comunidade com a construção de mais salas de aulas, onde contamos com a figura relevante e marcante da Irmã Zenóbia Pinto Quezado.
Devido a este início não se pensou até hoje em trocar o seu nome. No antigo Gurjão funciona hoje as dependências administrativas.
A senhora Eunice Sousa Gabi Weaver foi a fundadora da Sociedade Eunice Weaver no Pará, Socióloga e Jornalista, Presidente durante 35 anos da Federação da defesa contra a Lepra.
A Escola foi fundada em 26/03/1961. Tem como atual diretora a Professora Maria de Fátima Simões da Silva, atendemos a uma clientela de 2654 alunos distribuídos em 3 turnos, atuando com ensino fundamental, ensino de jovens e adultos e ensino Médio.
Nossa Escola objetiva um ensino de qualidade assegurando a formação comum indispensável para o exercício da cidadania , fornecendo meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.